Imprensa

A AACCMT merece crédito!

05/01/2016 às 09:11

A AACCMT merece crédito!

 Fora da esfera pública, há instituições sérias em Mato Grosso. Sem fins lucrativos, conseguem desenvolver seu valoroso trabalho mediante a colaboração de pessoas físicas e jurídicas, cujas doações são fundamentais para custear desde as mais básicas despesas até os procedimentos mais complexos. Como são sustentadas pela solidariedade alheia, devem convencer a sociedade de que são transparentes, éticas e portadoras de credibilidade. Este é o caso da Associação de Amigos da Criança com Câncer em MT, entidade que oferece desde 1990 toda a estrutura material e psicológica para o tratamento dos pequenos acometidos com a terrível doença.

O trabalho desenvolvido pela AACCMT foi conquistando novos e importantes parceiros, em função não apenas do apelo emocional que o tema gera, mas também pela seriedade com a qual sempre militou. Eis que, após quase 16 anos, uma suspeita afeta violentamente a imagem da entidade e traz abalos que podem dificultar o prosseguimento das belas ações. A responsável por isso é apenas uma pessoa: a ex-presidente da associação, Telen Aparecida da Costa, suspeita de desviar R$ 1 milhão da AACCMT em proveito próprio.

Os indícios foram identificados primeiramente pela próprios diretores, com o apoio de uma auditoria especial. Entregues à polícia, as notas fiscais e demais documentos apontaram para o desvio, por meio da simulação de serviços superfaturados ou que não foram executados. Telen está sendo investigada e terá a chance de se defender, como estabelece o Estado Democrático de Direito. Não seria correto, portanto, fazer pré-julgamentos. Mas caso os fortes indícios se transformem em provas irrefutáveis ao longo do inquérito, a vida desta pessoa não pode continuar a mesma. Muito menos que este episódio se resuma a uma passagem infeliz da trajetória dela e que pode ser apagada, com uma borracha.

Deve ser processada e julgada no rigor da lei. A notícia de que essa chaga brasileira chamada corrupção atingia também uma instituição zelosa como a AACC fez com que muita gente perdesse ainda mais as esperanças no Estado e no país. Mas, nesse caso, procuremos olhar a questão por outro lado: a origem da podridão foi identificada internamente, apurada e
provavelmente terá um desfecho justo. A entidade tem que manter seu propósito, que é o de ajudar quem mais precisa no momento mais dramático da vida. E merece - e necessita - da solidariedade do brasileiro decente e de bom coração.

Fonte: A Gazeta

e-box - Sitevip InternetSitevip Internet