O Câncer Infatojuvenil

O que é Câncer

Câncer é o nome que se dá a um conjunto de doenças que se caracterizam por um crescimento desordenado das células. O acúmulo dessas células dá origem aos tumores. As células doentes costumam ser bastante agressivas e de difícil controle podendo espalhar-se através da corrente sanguínea para outras partes do corpo num processo conhecido por metástase dando origem a novos tumores. Diferente dos adultos, o câncer infantil atinge geralmente as células do sistema sangüíneo e os tecidos de sustentação. Enquanto que nos casos em adultos, de 80% a 90% se originam de tecidos diferenciados tais como: pele, pulmão, mamas, útero etc. E está relacionada a fatores ambientais, como fumo, exposição excessiva ao sol, hábitos alimentares etc. O câncer não é uma doença hereditária, nem contagiosa.

Sintomas

O câncer pode apresentar os sintomas mais variados. Muitos desses sintomas são comuns a doenças mais simples, portanto o aparecimento de um ou mais deles não indica necessariamente um diagnóstico de câncer.

No caso de sinais que se apresentem por tempo prolongado ou com certa frequência procure orientação médica para que se possa ser feito um diagnóstico preciso.

- Palidez (anemia);
- Manchas vermelhas ou escuras, na pele ou nas mucosas, não ligadas a traumas;
Febre diária de origem indeterminada;
- Perda de peso;
- Sudorese noturna;
- Dor óssea ou nas juntas persistente sem história de trauma local;
- Aumento persistente, progressivo e indolor de linfonodos (ínguas);
- Massa abdominal ou em tecidos moles;
- Dor de cabeça com dificuldade para andar e vômitos não associados à alimentação;
- Mancha brilhante dentro do olho (tipo “olho de gato”).

(Fonte: NACC/ INCA)

e-box - Sitevip InternetSitevip Internet