Imprensa

Lions Clubs International doa recursos para Programa Pedagógico de Reforço Escolar a crianças com câncer em Mato Grosso

02/09/2021 às 11:42

Lions Clubs International doa recursos para Programa Pedagógico de Reforço Escolar a crianças com câncer em Mato Grosso

 A Fundação de Lions Clubs International (LCIF) aprovou no último dia 17 de agosto mais um subsídio ao Distrito LB-4.

Através dos Lions Clubes Cuiabá Norte e Rondonópolis serão repassados ao DLB-4 o total de US$ 23,330, com valor da contrapartida de US$ 7,775, para o Programa Pedagógico de Reforço Escolar às Crianças com Câncer – Projeto Mais Musica, Mais Leitura, mais Esperança, que será implementado na Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACCMT), em Cuiabá.

“O Estado de Mato Grosso é muito extenso territorialmente e tem a concentração do tratamento do Câncer Pediátrico localizado na cidade de Cuiabá, sua Capital. O problema é que as crianças acometidas de neoplasias têm que se deslocar longas distâncias, as vezes mais de 1.000 quilômetros, e permanecerem em casa de apoio durante longos períodos, que podem chegar de 06 a 01 ano em média. (…) Ocorre que com essa permanência inicial e depois as periódicas as crianças têm enorme prejuízo na sua vida escolar, impactando negativamente em seu desempenho escolar durante esse tratamento junto ao Hospital de Câncer de Mato Grosso em Cuiabá MT”, justificam os representantes, em projeto enviado.

Assim, diante desta problemática, os clubes se uniram para oportunizar que as crianças e adolescentes em tratamento possam ter acompanhamento escolar, processar a inclusão digital e possibilitar o acesso a literatura como forma complementar às questões educacionais. “Para que o projeto seja desenvolvido é necessário dotar a ACCMT de estrutura educacional e de ambiente escolar propício ao ensino aprendizagem que se deseja ver sendo aplicado nas crianças/adolescentes com câncer que são assistidos”.

A principal razão, segundo eles, é oportunizar que as crianças/adolescentes em tratamento possam dar continuidade no ano escolar. “Sem a adoção de uma ação voltada ao reforço escolar, quando saíssem do tratamento, essas crianças perdem praticamente o ano escolar. Vale dizer que com o apoio de um programa pedagógico, eles não perderão o ano letivo, sendo que a base é trabalhar o lúdico-pedagógico devido a doença e estágios físicos em que se encontram na etapa do tratamento inicial, principalmente”, garantem.

“O projeto vai mudar essa realidade. Com o advento do Programa Pedagógico de Reforço Escolar às Crianças com Câncer – Projeto Mais Musica, Mais Leitura, mais Esperança será possível evitar que as crianças percam seu ano letivo, mantendo o ensino aprendizagem atualizado e em consonância com a grade curricular correspondente a série em que se encontra matriculado o paciente. Não obstante, as atividades lúdicas têm o condão de adotar abordagem mais agradável aos pacientes, que já se encontram em situação de vulnerabilidade em face da doença”.

Com a aprovação do subsídio será possível adquirir materiais didáticos; materiais escolares; e, equipamentos e materiais de apoio ao ensino a ser desenvolvido no Programa Pedagógico de Reforço Escolar. Após a aquisição dos materiais e equipamentos serão desenvolvidas as ações Pedagógicas, Inclusão Digital, Passeios Terapias, Literatura, Musicalização e Brinquedoteca.

“O Programa Pedagógico promoverá atividades que estimulem a criatividade e o senso crítico, estimulando os participantes do Projeto ao exercício pleno da cidadania, nos moldes previstos na Lei de Diretrizes Básica da Educação para o ensino fundamental e médio. No Programa Pedagógico de Reforço Escolar as atividades serão realizadas dentro da sala de aula hospitalar da Instituição, por meio de professoras cedidas da Secretária Estadual de Educação, que atuam dando todo suporte pedagógico para as aulas”, completam, ao explicar ainda que a ACCMT conta com duas professoras para Equipe Pedagógica, através do convênio com a Secretária Estadual de Educação, que desde 2004 disponibiliza essas professoras a classe hospitalar.

As aulas serão executadas de segunda a sexta feira das 13h:00 às 17:00, sendo que nesse cronograma serão realizadas as seguintes atividades: Reforço Escolar, Atividades Lúdicas, Rodas de Leitura, Aulas de informática e internet, Atividades Culturais, Aulas com Instrumentos Musicais, Confecção de trabalhos artesanais e oficinas, filmes e outros.

“O Programa Pedagógico de Reforço Escolar para crianças e adolescentes com Câncer somente será possível graças a generosidade de Lions Clubs International Foundation, que liberou subsídio para aquisição dos equipamentos e materiais necessários a seu desenvolvimento”, agradecem.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fonte: Pagina News

e-box - Sitevip InternetSitevip Internet