Crianças e adolescentes com câncer precisam de boa alimentação para suportar os tratamentos

20/01/2017 às 14:41

Em torno de 130 famílias com crianças e adolescentes em tratamento de câncer, assistidas pela Associação de Amigos das Crianças com Câncer - AACCMT recebem mensalmente cestas básicas para complementação alimentar. O projeto Mão Amiga tem por objetivo proporcionar as famílias uma alimentação saudável que proporcionará aos beneficiários grande força no combate da doença. As cestas são completas e reformuladas  e os alimentos doados por empresas, amigos da casa e demais parceiros.

Neste primeiro mês de 2017, o projeto está fazendo a entrega de cestas básicas desde o dia 13 e segue até 20 de janeiro. As famílias assistidas pela entidade são muito carentes e necessitam sempre de ajuda. São cadastradas na AACCMT que atualmente acompanha crianças e adolescentes de cerca de 2.500 famílias em todo o Estado. No mês de dezembro passado, foram partilhadas 123 cestas básicas. Nos últimos seis meses de 2016 a entidade distribuiu 805 cestas de alimentação e em 2015 totalizou 1.396 cestas.

Segundo os profissionais de medicina que acompanham o tratamento das crianças no hospital do Câncer e na Santa Casa de Misericórdia, os pacientes que comem bem durante o tratamento  têm mais condições de vencer os efeitos colaterais causados pela quimioterapia e tem uma chance maior de cura.

Semana passada, dona Rosa Maria, mãe de Ingrid Bianca Leite, 17 anos esteve na entidade em busca de alimentos.''A cesta básica pra gente é muito importante, porque somente meu esposo está trabalhando no momento e além da Ingrid eu tenho outro filho que é especial então não posso trabalhar fora, a cesta ajuda muito durante todo mês'',, disse. Marilene Gonçalves, mãe de Marcos Diego Gonçalves reforça que ''a cesta ajuda muito, é um complemento que temos todo mês''.

Para ser um doador, entre no site da   AACCMT: www.aaccmt.org.br e se informe como fazer contato com a Central de Doações.

Fonte: Assessoria de Imprensa AACCMT