Imprensa

Dia do Voluntário é comemorado no próximo dia 03 de dezembro na sede da AACCMT

01/12/2016 às 11:16

Dia do Voluntário é comemorado no próximo dia 03 de dezembro na sede da AACCMT

 No próximo dia 03 de dezembro, sábado, a Associação dos Amigos das Crianças com Câncer de Mato Grosso – AACCMT comemora o Dia Internacional do Voluntário, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data busca promover ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade. A AACCMT realiza a partir das 9h, um café da manhã para os voluntários e as crianças da casa. O evento será na sede da Casa de Apoio, localizada na Rua do Caju nº 329, Bairro: Alvorada – Cuiabá-MT. Atualmente a instituição conta com cerca de 300 voluntários e para fazer parte desta equipe basta fazer um pré-cadastro através do site da AACCMT.

Segundo a coordenadora de voluntariado da AACCMT, Margarida Gratão, “as habilidades necessárias para ser voluntário são: amor ao próximo, amor à causa, comprometimento, disponibilidade e muita vontade”. A rotina de trabalho na sociedade atual está cada dia mais atribulada, mas para algumas pessoas é possível encontrar tempo para ajudar ao próximo sendo voluntário em instituições beneficentes.

Dentro da AACCMT o voluntário pode atuar em diversas áreas como na administrativa, pedagógica junto às crianças, social junto às famílias, eventos ou divulgação. “Nossa maior carência está nas áreas comuns, como limpeza e cozinha. As atividades mais procuradas por voluntários são aquelas que possibilitam contato direto com nossas crianças”, conta Margarida.

O presidente da AACCMT, Claudemir Ferreira, conta que os voluntários são fundamentais para que a instituição possa atender aos beneficiários de todo o estado de Mato Grosso e ainda de cidades de Rondônia, Minas Gerais e até da Bolívia. São atendidas crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 19 anos, sendo servidas 3.302 refeições ao mês. A instituição vive exclusivamente de doações, não possui fins lucrativos e oferece hospedagem, alimentação, transporte para hospitais, laboratórios, aeroporto, auxílio a exames e medicamentos e suporte psicossocial e lúdico-pedagógico a famílias que precisam deste suporte durante o tratamento.

A homenagem ao Dia do Voluntário para a diretora da AACCMT, Flávia Nascimento, é uma forma de reconhecimento da dedicação que essas pessoas têm junto às crianças e suas famílias. “Abrir mão do descanso quando se tem uma vida de trabalho árduo não é algo comum e precisamos reconhecer e valorizar atos de entrega em nome de uma causa maior para os bons exemplos sejam disseminados”, afirma.
A AACCMT foi fundada em 1999 para garantir às crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer o direito de alcançar a cura com qualidade de vida. Atuando de forma integrada com órgãos estatais de saúde e de proteção aos direitos das crianças e do adolescente.

Com uma estrutura de 40 leitos, a instituição hospeda gratuitamente o beneficiário e um acompanhante. Entre os atendidos, estão pacientes que residem no interior de Mato Grosso, em outros Estados, de área indígena e de outros países que necessitam ficar em tratamento em centros especializados de oncologia pediátrica em Cuiabá.

Todas as despesas da instituição, como água, luz, telefone, alimentação, produtos de higiene, capacitação de voluntários e funcionários são custeadas por meio de doações, projetos, eventos e campanhas. Com 17 anos de existência, o sucesso na realização dessa causa se deve ao apoio de voluntários, de empresas socialmente responsáveis e da sociedade mato-grossense.

Seja um voluntário. Saiba mais sobre como participar das ações e projetos desenvolvidos pela AACCMT, ligue (65) 3025 0800

Fonte: Assessoria de Imprensa AACCMT

e-box - Sitevip InternetSitevip Internet