AACCMT completa 17 anos amparando crianças e adolescentes na luta contra o câncer

15/04/2016 às 09:36

A Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACCMT) completa 17 anos zelando para garantir a crianças e adolescentes carentes em tratamento contra o câncer o direito de alcançar a cura com qualidade de vida. A importância do trabalho da instituição é grande para Laura Maria Santos,de Itiquira (353 km de Cuiabá), mãe de um menino de 7 anos diagnosticado com câncer no intestino em janeiro de 2015. A mãe conta que encontrou o amparo que precisava na Casa de Apoio. “Aqui temos abrigo e conforto para cuidarmos do tratamento das crianças, mas também a oportunidade de conhecer outras mães e trocar experiências, dá ânimo e esperança”, afirmou. O aniversário da AACCMT será comemorado no dia 25 de abril, às 14h.

Segundo Laura, apesar do pânico dos momentos seguintes ao diagnóstico, hoje acredita que “é possível a recuperação dele, porque conheci outras mães aqui na AACCMT vivendo o mesmo drama e crianças se recuperando”. Para Rosilene Cavalcante, de Nova Olímpia (205 km de Cuiabá), não foi diferente, descobrir que seu filho de 17 anos precisava enfrentar uma batalha para vencer a leucemia foi um choque. Quero dizer para pais e mães que nunca tenham medo de ir atrás e cobrar dos médicos mais exames e um diagnóstico confiável, isso pode salvar a vida do seu filho e que não tenham se ele tiver câncer, porque existem instituições que podem ajudar”.

De acordo com Benildes Firmo, fundador da AACCMT, de 2014 para 2015, cresceu em 52% o número de novos casos atendidos. “A procura pelo nosso trabalho está aumentando e chegar aos 17 anos na construção de uma realidade melhor para as famílias dessas crianças e para elas, nos motiva a continuar”.

São atendidos pela instituição beneficiários de todo o Estado de Mato Grosso e ainda de outros Estados que necessitam de tratamento em centros especializados de oncologia pediátrica em Cuiabá. Trata de crianças e adolescentes tem entre 0 e 19 anos. Atualmente, são disponibilizados 40 leitos e para hospedar gratuitamente a criança e seu acompanhante. Só em 2015, a AACCMT atendeu a 2.444 crianças e adolescentes oferecendo 34.158 refeições, 9.326 diárias de hospedagem na Casa de Apoio, 1.494 acompanhamentos pedagógicos.

O sucesso na realização dessa causa se deve ao apoio de voluntários, de empresas socialmente responsáveis e da sociedade mato-grossense. A AACCMT contra com 6 mil doadores ativos entre pessoas físicas e jurídicas, 33 colaboradores, mais de 60 voluntários que atuam constantemente na casa e nas ações externas, chegando a 500 voluntários durante a realização do Mcdia Feliz, somente em Cuiabá e Várzea Grande.

Saiba mais sobre como participar das ações e projetos desenvolvidos pela AACCMT, ligue (65) 3025 0800 ou acesse www.aaccmt.org.br. Para ser um doador, basta entrar em contato pelo telefone (65) 3025 0836, um atendente faz seu cadastro e passa as orientações. Para conhecer a Casa de Apoio basta fazer uma visita na Rua do Cajú, nº 329, Bairro Jardim Alvorada, Cuiabá – MT. CEP: 78048-473

Troco Solidário
Na comemoração do aniversário da AACCMT, dia 25/4, além das festividades junto aos que colaboraram por esta causa, a AACCMT recebe representantes do Supermercados Comper que realizaram a Campanha Troco Solidário. As ações aconteceram ao longo de três meses (de janeiro a março) em 10 lojas e foram treinadas 450 operadores de caixa.

Fonte: Assessoria de imprensa