Imprensa

NOTA DE ESCLARECIMENTO

03/02/2016 às 15:54

A diretoria da Associação de Amigos da Criança com Câncer (AACCMT) esclarece que as investigações tiveram início em 12 de outubro de 2015, após a diretoria da AACCMT ter procurado a Polícia Civil e o Ministério Público do Estado e feito denúncia de suposto desvio de recursos da entidade que deveriam ser aplicados na construção de uma nova sede com capacidade ampliada para atendimento de crianças e adolescentes carentes em tratamento de câncer.

Tudo começou em setembro de 2015 quando a ACCMT realizou auditoria interna que identificou inconsistências nos balancetes, incluindo extratos bancários e uma nota fiscal no valor R$ 501.999,90 para pagamento de serviços de tecnologia da informação. Diante da desconfiança, foi montada uma comissão interna que afastou a então presidente, Tellen Aparecida da Costa, e iniciou uma Tomada de Contas Especial. Todo o trabalho foi encaminhado à Justiça para que tomasse as providências cabíveis.

Foi realizada uma auditoria contábil independente e entregue mês passado à Policia Civil que agora exemplarmente finaliza as investigações. Queremos agradecer o trabalho dos delegados do Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO) da Polícia Judiciária Civil, Mario Rezende e Gerson Pereira, pela agilidade nas investigações e o devido cuidado com a casa de apoio que sobrevive exclusivamente de doações. Esperamos que o Ministério Público apresente denúncia para que os responsáveis sejam punidos e os recursos devolvidos à AACCMT.

A AACCMT continua com suas atividades com normalidade e conta com o incentivo de todos para que a Casa de Apoio mantenha viva e atuante sua missão, que é oferecer qualidade de vida às crianças e adolescentes em tratamento do câncer.

Hoje a AACCMT atende a famílias beneficiadas de todo o estado de Mato Grosso, algumas cidades de Rondônia, Minas Gerais, com faixa etária de 0 a 19 anos, sendo servidas 3.302 refeições ao mês. A instituição vive exclusivamente de doações, não possui fins lucrativos e oferece hospedagem, alimentação, transporte para hospitais, laboratórios, auxílio a exames e medicamentos e suporte psicossocial e lúdico-pedagógico. A Casa de Apoio da AACCMT, conta com 340 beneficiários e este número tem aumentado. O número de casos pela instituição anualmente subiu de 36 novos casos em 2013 para 54 em 2014.

A Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso foi fundada em 24 de abril de 1999 com o objetivo de garantir às crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer o direito de alcançar a cura com qualidade de vida.
Com uma estrutura de 40 leitos, a instituição hospeda gratuitamente o beneficiário e um acompanhante. Entre os atendidos, estão pacientes que residem no interior de Mato Grosso, em outros Estados, de área indígena e de outros países que necessitam ficar em tratamento em centros especializados de oncologia pediátrica em Cuiabá.

Todas as despesas da instituição, como água, luz, telefone, alimentação, produtos de higiene, capacitação de voluntários e funcionários são custeadas por meio de doações, projetos, eventos e campanhas. Com 16 anos de existência, o sucesso na realização dessa causa se deve ao apoio de voluntários, de empresas socialmente responsáveis e da sociedade mato-grossense.

A AACCMT é grata a todos que trabalham em seus projetos desenvolvidos e lembra que é uma instituição que preza pela ética e transparência, sendo uma referência no apoio a crianças e adolescentes em tratamento do câncer.

Para mais informações sobre as ações e projetos desenvolvidos pela AACCMT, ligue (65) 3025 0800 ou acesse www.aaccmt.org.br

 

Fonte: Assessoria de imprensa

e-box - Sitevip InternetSitevip Internet