Imprensa

Terapia lúdica é uma importante aliada no combate ao câncer infantil

27/01/2015 às 09:25

Terapia lúdica é uma importante aliada no combate ao câncer infantil

Também conhecida como ludoterapia, a terapia lúdica tem grande importância para crianças em tratamento oncológico, pois atua desde no modo de falar do paciente até na adaptação do ambiente hospitalar, o que minimiza os impactos da doença e do tratamento.

Este tipo de terapia é utilizado para ajudar na compreensão da criança sobre o que está acontecendo, oferecer informações sobre a doença e o tratamento em sua linguagem infantil.

O tratamento do câncer infantil está inserido em um contexto de grande estresse emocional para a criança e para família. "São tratamentos longos com muitos procedimentos invasivos.

A rotina da criança e da família é modificada quase por completo. Restrições em sua vida diária, inúmeras idas ao hospital, coleta de exames, sessões de quimioterapia e internações são fatores que contribuem para a tensão emocional. Neste contexto, a ludoterapia tem papel fundamental para minimizar o impacto destes fatores.

A criança tratada em um ambiente lúdico demonstra menos medo e maior confiança diante dos procedimentos e do tratamento como um todo, o que favorece a adesão e possibilita melhores resultados.

Estimulamos os pacientes a reproduzirem os eventos a que ele é submetido como forma de expressão nas brincadeiras e extravasamento dos medos e temores acerca do tratamento. Se a criança estiver mais tranquila, a família também se sente mais segura e com mais recursos psicológicos para o enfrentamento da doença.


Fonte: Redação Bonde / Assessoria de Imprensa

e-box - Sitevip InternetSitevip Internet