Cadastre-se e receba novidades da AACC-MT

McDia Feliz comemora 20 anos de combate ao câncer infanto-juvenil

23/07/2008 às 11:12

Neste ano a meta é arrecadar R$ 1 milhão a mais que em 2007

Para comemorar os 20 anos da maior mobilização de combate ao câncer infanto-juvenil – o McDia Feliz -, o Instituto Ronald McDonald propõe uma meta: aumentar em R$ 1 milhão a arrecadação deste ano em comparação com 2007, quando foram obtidos R$ 10.179.768,70. A campanha, que começou em junho com lançamento oficial em Brasília, já arrecadou ao longo destas duas décadas cerca de R$ 80 milhões, beneficiando mais de 100 instituições de todo País. Em 2007, Cuiabá arrecadou no total R$ 91 mil.

Este ano, o McDia Feliz será realizado no dia 30 de agosto nos 553 restaurantes da rede do Brasil, quando toda renda obtida com a venda de sanduíches Big Mac (exceto alguns impostos) – isoladamente ou na McOferta número 1 - será revertida para 75 projetos de 61 instituições que atendem crianças e adolescentes em tratamento de câncer. A partir deste mês, todos os voluntários envolvidos na mobilização começam a vender o ticket antecipado do sanduíche.

Com o tema “McDia Feliz: 20 anos pela Vida”, o lançamento em Mato Grosso foi realizado esta semana (15) na Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC-MT), e contou com um café-da-manhã para a imprensa e convidados, além de apresentação especial das crianças da casa e uma estrutura de três tendas.

Em ano “olímpico”, os padrinhos da campanha nacional não poderiam deixar de ser legítimos representantes deste espírito. O medalhista olímpico Gustavo Borges e as atletas Lara Teixeira e Nayara Figueira (dupla do nado sincronizado que representará o Brasil este ano nos Jogos Olímpicos de Pequim) darão todo o apoio para sensibilizar a sociedade para a causa do câncer infanto-juvenil.

O superintendente do Instituto Ronald McDonald, Francisco Neves, ressalta que esse 20º ano da campanha representa uma grande vitória para todos que lutam para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes em tratamento, mas que ainda há muito a ser feito. “Estamos muito felizes porque tivemos grandes conquistas, afinal, o índice de cura, que era de 30%, há mais de 20 anos, passou para 70%, mas sabemos que ainda temos um longo caminho a percorrer”, enfatiza.

Outra frente de atuação do Instituto tem sido a batalha para que o diagnóstico do câncer infanto-juvenil aconteça o mais rápido possível. “Apesar de todo avanço, essa doença ainda é a segunda causa de morte na faixa etária de 1 a 19 anos, segundo o Datasus, porque não é detectada precocemente”, declara Francisco. Por isso, o Instituto lançou em abril o Programa Diagnóstico Precoce, cujo objetivo é capacitar 2.800 agentes de saúde para que eles possam identificar os sintomas e encaminhar o paciente com mais agilidade para o tratamento. Os recursos do McDia Feliz deste ano em Cuiabá serão revertidos para a manutenção da Casa de Apoio da AACC.

O McDia Feliz 2008 também comemora o sucesso da capacidade de mobilização em torno da causa do câncer infanto-juvenil: cerca de 64 mil pessoas participam da campanha – entre estes, os 34 mil funcionários do McDonald’s no País. Na avaliação de Flávia Vigio, vice-presidente de Comunicação do McDonald’s América Latina e coordenadora nacional da campanha na empresa, a edição do McDia Feliz deste ano tem um significado especial para a rede. “O McDonald’s foi a primeira empresa no País a articular uma campanha com estas características. Ao chegarmos ao 20º ano, temos muito o que comemorar com o sucesso desta iniciativa”, completa.

Evolução da Arrecadação do McDia Feliz

Ano  Arrecadação (R$)  Inst. Beneficiadas
1995  1.200.000 *  25
1996  1.700.000 *  27
1997  2.363.000   33
1998  2.960.495   44
1999  4.701.532   56
2000  5.600.870   61
2001  6.718.841   64
2002  7.445.000   70
2003  7.032.113   66
2004  6.279.000   66
2005  8.600.000   65
2006  9.400.110   63
2007  10.179.768   62
(*) Valores aproximados, convertidos de dólares para reais.

YOD Comunicação Integrada
Khadine Novaczyk